sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Dicas para evitar o desperdício da água

Em vez de banhos de imersão, opte por tomar duches pois são muito mais económicos. Feche a torneira enquanto se ensaboa.
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
Regue o jardim com moderação. Durante a noite a água será muito melhor aproveitada.
Quando decidir lavar o carro faça-o com a ajuda de um balde e de uma esponja. Evite passar horas com a torneira a correr.
Atenção às torneiras, autoclismos que pingam e às mangueiras que são deixadas a correr durante horas a fio.

Para lavar a roupa ou a loiça as máquinas devem estar suficientemente cheias.

ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA

ETAPAS DO TRATAMENTO
Floculação



Floculação

Floculação é o processo onde a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Decantação



Decantação

Na decantação, como os flocos de sujeira são mais pesados do que a água caem e se depositam no fundo do decantador.

Filtração



Filtração

Nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas.

Estas três etapas: floculação, decantação e filtração recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida. Mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção.


Cloração

A cloração consiste na adição de cloro. Este produto é usado para destruição de microorganismos presentes na água.


Fluoretação

A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária.


Laboratório

Cada ETA possui um laboratório que processa análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados à avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição. Além disso, existe um laboratório central que faz a aferição de todos os sistemas e também realiza exames especiais como: identificação de resíduos de pesticidas, metais pesados e plancton. Esses exames são feitos na água bruta, durante o tratamento e em pontos da rede de distribuição, de acordo com o que estabelece a legislação em vigor.

Bombeamento



Bombeamento

Concluindo o tratamento, a água é armazenada em reservatórios quando então, através de canalizações, segue até as residências.