terça-feira, 19 de junho de 2007

Saiba tudo sobre solo

O solo

Solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha subjacente, a rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo). Também se refere de modo mais restrito (especialmente na agricultura), à camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal. O nome técnico para o solo, em geologia, é manto de intemperismo, e ele se localiza logo acima da litosfera.

Arando o solo para plantio

Arando o solo para plantio

Já para a Engenharia Civil "solo" é o manto que cobre a terra e pode ser escavado com auxílio de pá e picareta. Sua espessura, nesse caso, varia de poucos centímetros a algumas dezenas de metros. O solo nesse ramo do conhecimento é analisado sob as perspectivas de servir como material de construção ou como elemento de suporte das estruturas ou edificações nele assentes. No primeiro caso o solo é usado para construir barragens, aterros ou até mesmo para ser empregado no concreto. No caso do solo servir como suporte de construções ele é analisado quanto a sua resistência e quanto a sua compressibilidade (deformação que fica submetido sob imposição de cargas).

É no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial, lacustre e marítima. Os seres vivos, bem como o vento e as águas, são os agentes de formação e modificação do solo, que na maior parte têm entre 1 e 1,5 metro de profundidade.

Erosão do solo.

Os solos são estudados, dentro da Geologia, por uma ciência chamada pedologia, que classifica os solos da Terra pela composição e fertilidade. A composição do solo determina seu pH, fator importante na fisiologia vegetal.

Ao analisar o solo, considera-se sua fisionomia física antes de estudar a composição química. Nesta análise visual inicial, se distingue os horizontes do solo, detectando-se a translocação de argilas e matéria orgânica pela cor e consistência. Depois recolhe-se amostras que serão analisadas para determinar a composição em areia (grossa e fina), argila e silte. Essas partículas se distinguem primeiro pelo tamanho, mas suas propriedades são diferentes, por exemplo, as argilas adsorvem partículas.

Durante décadas se supôs que a fertilidade do solo fosse fator de sua composição química, exclusivamente. Atualmente se intensifica o estudo dos microorganismos do solo, após o reconhecimento de sua importância para a agricultura. Aproximadamente 95% da microfauna do solo é desconhecida por nós.

Tipos de solo

Solos arenosos

Os solos arenosos têm boa aeração, a água e o ar penetram com mais facilidade nele, plantas e microorganismos se desenvolvem mais. O solo arenoso é 100% composto de areia,o deserto é o exemplo mais comum deles.

Solos argilosos

Não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis, a água passando mais lentamente ficando então armazenada. Alguns solos brasileiros mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos grãos semelhantes ao pó-de-café, isso lhe dá um similar ao arenoso. Chamado de latossolo.

Solos siltosos

Possuem grande quantidade de silte, são muito erodíveis. O silte não se mistura como a argila suas partículas são muito pequenas e leves.

Solo humífero

Esse solo apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontam melhores condições para se desenvolverem.

Solo calcário

A quantidade de calcário nesse tipo de solo é maior que em outros solos. Desse tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados à agricultura e à pecuária.

Esse solo também fornece a matéria-prima (substância principal com que é fabricada) para a fabricação de cal e do cimento, que são utilizados na construção de edifícios, casa, muros, calçadas e pontes.

Textura

Ela depende da proporção de areia do silte ou argila na composição.

Isso influencia na:

• taxa de infiltração da água

• armazenamento da água

• aeração

• facilidade de mecanização

• distribuição de determinados nutrientes (fertilidade do solo).


A percentuais de argila, silte e areia muda bastante ao longo de um terreno. A maneira em que esses diferentes tipos de grãos se distribuem é de extrema importância na disseminação da água no solo. A textura modifica o movimento da água.

No Brasil existe uma camada superficial que é arenosa e uma subsuperficial argilosa o que resulta em uma diferença quanto à porosidade. A água acaba penetrando com mais facilmente na parte de cima e lentamente na camada inferior. Isso facilita a erosão em função do relevo e cobertura vegetal ou prejudicar o desenvolvimento das raízes das plantas.

Regras básicas para manter o solo aproveitável

  1. Roçagem - Retira-se a vegetação existente no local;
  2. Destocamento - Caso exista maior tipo de vegetação retirar com equipamentos mais avançados depois da roçagem;
  3. Lavração - Esta prática visa a mobilização total do solo. É mais comum fazer a lavração à profundidade de 20 cm a 25 cm;
  4. Gradagem - Nivela-se o terreno que foi revolvido. Este nivelamento permite a distribuição de adubo.
  5. Preparo das covas ou sulcamento - Após o nivelamento do solo, tendo as dimensões 50 cm x 50 cm x 50 cm, faz-se a abertura de sulcos com profundidade 20 cm a 25 cm.

29 comentários:

milena suellen disse...

esta pesquisa foi muito legal...

Nynna disse...

Adoreii a pesquisa, muito massa .
=*

SDG disse...

Olá adorei o blog e achei muto útil! Ganharam uma novaleitora :D Postem mais coisas!! Beijos

samos disse...

ameii essa pesquisa me ajudoou mt pra realizaar um seminárioo

Rosana disse...

eu entrei nesse blog porque eu studo agropecuária aqui em Barreirinha e eu adorei tirar as minhas duvidas sobre o assunto que devo entregar um relatorio ao professor.muito obrigado pela atenção...

heytor disse...

mto legal,obrigado por tudo q ta aki eu precisei pra fazer um trabalho de ciências,mas achei quase td aki !!!!
obg msm.

CATIA disse...

Gostei pois sou, professora e esse asunto faz parte do cotidiano escolar dos alunos... Cátia

@isaabeellaa'Bieber disse...

estou fazendo uma pesquisa sobre solos e coisas relacionadas, este blog me ajudou muito! O trabalho precisava de uma pesquisa super completa e cheia de informações que precisavam sair sobre 'com suas proprias palavras', então eu copiei e mudei um pouco! mais esta ajudando muito parabens pelo sucesso vocês conseguiram uma fã! *-* Bjnhs, Beltis'k♥

wkf disse...

SEU BLOG E ORRIVEL,NOTA 0
BLOG LIXO
ARRUMA ISSO
SEU LIXO
CARAMBA TUDO ROSA
QUASE FIQUEI TONTO......

vouverine disse...

amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!pois sou pequeno cientista

Ana Carolina disse...

Ameiiii muito!!!!!!!
esse blog me ajudou muito vlw msm
bjs!!!

Ana Carolina disse...

nossa q legal !!!
tbm sou do º ano c

nathy linda! disse...

amei esse cite estou fazendo uma pesquisa sobre o solo e achei o q deveria escrever eu estou muito grata em ler tudo sobre a ciencia é muito importante pois ciencia é a minh vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
saite legal!
nathalia!
bjs!!

nathy linda! disse...

lindo pesquisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

nathy linda! disse...

amei esse cite estou fazendo uma pesquisa sobre o solo e achei o q deveria escrever eu estou muito grata em ler tudo sobre a ciencia é muito importante pois ciencia é a minh vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
saite legal!
nathalia!
bjs!!

escola municipal valparaizo i.e disse...

adoreii seu blogg que ele fassa muiitoo sucusso mas nao acheii o que queriaaa parabenss pelo blog nao importe porque os outros falam do seu blog os bem comentarios que importa parabenss

pamela e sara disse...

eu gosto do solo

pamela e sara disse...

eu ao saber sobre o solo

Unknown disse...

ate que eu gostei mas so que nao achei nada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beatriz lima disse...

amei esse video pq ele mim ajudou muito

beatriz lima disse...

amei esse video*-*

beatriz lima disse...

amei esse video pq ele mim ajudou muito

Milena Maria disse...

Amei esse blog muito show tudo o que queria saber enconteri aqui!!! muito show

ANDRESSA MURÇA DE OLIVEIRA disse...

Muito daora resumi tudo e fiz a pesquisa da escola

Jakeline Sávia disse...

Preciso dessa resposta:
Como o ser humano pode interferir no solo e modificalo?

Lígia disse...

GOSTEI DO BLOG SO TEVE UMAS COISAS QUE QUERIA E EU NAO TAVA CONSEGUINDO VER MAIS O QUE CONSEGUI EU GOSTEI VC DONA DO BLOG PARABENS

ricardo santana disse...

mané do zé essa historia é ótima né felipe não fez a pesquisa

andre luiz trovao disse...

hum agora entendi vou estudar para tirar 10 na prova